LIGHTING HIGH DEFINIFTION
 
ARTIGOS PUBLICADOS
 

Autor de diversos artigos, desde há alguns anos, para publicações nacionais e internacionais, nomeadamente para revistas da especialidade.

 

Autor de artigos, em 1996 e 1997, para a publicação trimestral The Journal of the Society of Television Lighting Directors, nas seguintes edições:

61- Visita à PLASA 96 -  Londres, Setembro de 1996, visita guiada à maior exposição de som e luz profissional da Europa. Descrição de material para iluminação de televisão, mais significativo, dos diversos fabricantes internacionais.

63- Relato da iluminação do 34º Festival Eurovisão da Canção, realizado no Coliseu dos recreios de Lisboa em 97, tendo como lighting director o Autor.

 

Autor de artigos para a revista Portuguesa de Audiovisuais VideoPlus:

Colaborou com artigos mensais de Dezembro de 1999 a Junho de 2002 altura em que esta publicação encerrou, nas seguintes edições:

13- Consolas de Iluminação - Os fabricantes de consolas de luz mais representativos no mercado internacional, com os seus últimos produtos.

14- Consolas de Iluminação 2 - Continuação da descrição das consolas profissionais de luz para televisão, de diversos fabricantes.

15- Tungsténio ou Fluorescente - A televisão é um dos vários sistemas de reprodução de cor inventados por pessoas para pessoas, por isso não nos surpreende que necessite do mesmo tipo de iluminação que o olho humano.

16- Iluminação Miniatura - Falamos do Dedolight, KinoFlo e PocketPar. As suas caracteristicas e funções adaptadas a cada tipo de produção.

17- Iluminadores e Pequenos Projectores de Vídeo - Tudo sobre os pequenos projectores de vídeo amadores e semi profissionais e acessórios.

18- Conceitos Básicos de Iluminação - Tal como o nome indica refere-se aqui a iluminação básica para uma pessoa e uma câmara.

19- Moving Lights - A sua história e conceitos gerais.

20- Plasa 99 - A última exposição europeia de som e luz profissional do milénio foi mais uma vez um salão cheio de surpresas.

21- Segurança e prevenção de acidentes.

22- Saiba o que é um desenhador de iluminação, quais as suas funções e de que modo pode contribuir para melhorar uma produção.

23- Estúdio de Televisão - A iluminação de televisão teve uma grande variação nos últimos anos.

24- Monumentos e outras maravilhas - O prazer de iluminar propriedades historicas passa por ser capaz de passear, tocar, cheirar e sentir o ambiente.

25- A gama de projectores mais dinâmica e excitante do mundo. Moving Lights.

26- Ensaio de iluminação - Com este artigo pretende-se estudar a relação entre o espaço e a luz, mais no sentido artístico do que no aspecto técnico.

27- Iluminação Interior/Exterior - Iluminar exige especifidades próprias a cada tipo de situação.

28- Uma introdução... Follow Spots Long Throught - Onde quer que seja necessária ênfase extra, é normal recorrer a um follow spot.

29- Novidades da iluminação em destaque Plasa 2000 - Este ano o certame contou com a presença de um conjunto destacado de empresas inglesas, solidificando o carácter da Plasa no contexto da indústria de entretenimento.

30- Como optimizar o uso da energia Relação Iluminação/Custos - Poupar energia significa reduzir os custos, pode afirmar-se que o uso inteligente da energia pode infuenciar positivamente o pressuposto financeiro.

31- Normas e Segurança - As novas tecnologias já estão implantadas também na indústria da iluminação.

32- A Tecnologia Versátil das Lâmpadas - A luz artificial tornou-se um importante elemento criativo nas nossas vidas e uma grande contribuição para a vida moderna.

33- Iluminação em Informação - A experiência acumulada na área da iluminação, nomeadamente da informação televisiva, merece ser partilhada.

36- Iluminação para televisão - Segue-se uma conversa com profissionais do meio que aborda também temas como iluminação para público e programas musicais, o papel da robótica e a influência do desenhador de luz.

37- Iluminação em televisão Como a Luz Modifica os Espaços - Na televisão é a iluminação que dá vida aos cenários e às personagens. Cria ambientes verdadeiros a partir de situações de estúdio completamente isentas de qualquer referência temporal.

38- Novidades em Iluminação Plasa e LDI 2001 - Este é um ano de recessão e retenção de custos em todo o mundo. Tal facto não impediu que os maiores fabricantes mundiais da índustria da iluminação não tivessem equipamentos suficientes para fazer uma feira e nos surpreender com novidades.

39- Iluminação Uma Arte Moderna - A iluminação é a arte de trabalhar a luz. Existem uma série de factores que influenciam o iluminador.

40- Fontes de iluminação, sombra, Iluminação Mínima - Quando se fala em iluminação mínima e suficiente estamos a falar de algo muito subjectivo.

 

A revista foto/VENDAS DIGITAL publicou, no ano de 2004, excertos de capítulos do livro Iluminação, com imagens de apoio cedidas pelo Autor.

64- Riqueza das sombras difusas e suaves-iluminação com duas fontes de luz.

65- Iluminação

66- A contraluz - iluminar em vídeo com três fontes de luz

68- Iluminação miniatura -soluções à disposição dos profissionais do vídeo.

69- Iluminação interior e exterior - as fontes de luz mais utilizadas.

 
 
Copyright (c) 2004 Made by Rodrigo Nogueira